São José perde a invencibilidade na Copa Paulista diante do São Caetano

O atacante Vinícius Tanque arrisca finalização diante do São Caetano (Foto: Tião Martins)

No domingão de aniversário de 258 anos de São José dos Campos, a Águia do Vale levou mais de 2 mil torcedores ao estádio Martins Pereira e acabou superada pelo São Caetano pelo placar de 2 a 1.

O único gol joseense foi marcado pelo atacante Martlon Martins, aos 28 minutos do segundo tempo. Mesmo com o revés, a Águia do Vale se manteve na liderança do grupo 4 com 16 pontos e a classificação garantida à fase de oitavas de final da Copa Paulista.

Na próxima rodada o São José fará seu segundo jogo em casa, diante do torcedor no Martins Pereira, no domingo (3/8), às 15h, contra o Santo André.

Esquadrilha da Fumaça e Projetos Sociais

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça sobre o Martins Pereira (Foto: Tião Martins)

O torcedor que foi ao Martins Pereira neste jogo diante do São Caetano, pode acompanhar um “show à parte” com as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, que esteve na cidade à convite da Prefeitura Municipal para uma exibição no Banhado.

Quem se divertiu muito com as manobras no céu e com a oportunidade de assistir pela primeira vez um jogo profissional no estádio foram as mais de 400 crianças dos projetos sociais e educacionais apoiados pelo São José Esporte Clube SAF (por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional e Social – que visa promover medidas para o desenvolvimento da educação e do futebol).

Do Projeto VemSer estavam presentes os alunos dos núcleos da Vila Cândida, Jardim Oriente e Jardim das Indústrias, enquanto pelo Projeto Águias do IEVP (Instituto Esportivo do Vale do Paraíba) estiveram presentes as crianças de escolas públicas como a EE Prof. Felício Savastano.

A partida

Com o atacante Gustavo Henrique e o meia Flávio Henrique entre os titulares, o São José começou o jogo fazendo pressão no Azulão.

Logo com 1 minuto de jogo, o lateral Luis Gustavo fez grande jogada pela direita, invadiu a área e chutou no canto do goleiro do Azulão, que fez a defesa parcial e a bola ainda bateu na trave esquerda.

Aos 5 minutos, o zagueiro Brandão lançou Flávio, que dominou, invadiu a área e foi parado com falta. O árbitro Fabiano Monteiro dos Santos marcou falta fora da área. Na cobrança, Danilo Fidélis Arriscou mas a bola explodiu na barreira.

Aos 9 minutos, Luciano Oliveira fez bela jogada pela meia direita, driblou os zagueiros mas na hora de finalizar acabou travado.

Diante da pressão, o São Caetano conseguiu encaixar um contraataque aos 17 minutos e abriu o placar com Rafael Baiano. Azulão 1 a 0.

Aos 24 minutos o time visitante chegou ao segundo gol. O volante Ricardo Batista, em condição irregular desviou a bola com o pé-direito após um desvio de cabeça na primeira trave em ensaiada cobrança de falta da esquerda.

Mesmo em desvantagem O São José buscava o gol e aos 34 o meio campo Danilo Fidélis recebeu na entrada da área, driblou o goleiro e cruzou na segunda trave para Luciano Oliveira. A defesa do time do ABC se recuperou e afastou o perigo.

E o primeiro tempo terminou com o time visitante vencendo por 2 a 0.

Na volta do intervalo, o zagueiro Guilherme Cerqueira (contundido) e o atacante Gustavo Henrique deixaram o campo para as entradas de Bruno Menezes e Marlon Martins.

Com o resultado favorável, o time de São Caetano do Sul se fechou na defesa e o São José apertou nos primeiros minutos do segundo tempo.

O tempo foi passando e o Azulão equilibrou o jogo e também chegou algumas vezes ao ataque. Wesley Alex até chegou a acertar a trave de Gabriel Affonso por volta dos 10 minutos.

Aos 27, o São José enfim conseguiu furar a barreira do Azulão. Bruno Menezes cruzou na área, o goleiro Caio Monteiro não conseguiu pegar a bola e Marlon Martins, de voleio, mandou a bola para o fundo das redes.

O técnico Marcelo Marelli mexeu no time e o meia João Gabriel, recuperado da lesão de LCA sofrida em junho de 2024 (ainda durante a disputa do Brasileirão da série D) entrou no jogo. O “cowboy” do São José tentou em cobrança de falta, mas foi aos 50 minutos que o time chegou com perigo, levantou a torcida e indignou a todos pelo erro da arbitragem.

Danilo Fidélis cobrou escanteio da direita na segunda trave, o goleiro afastou para o meio, João Gabriel chutou mascado e o zagueiro Gustavo Brandão desviou de calcanhar, a bola estava entrando no canto quando Jóbson Tábua coloca a mão na bola em cima da linha, rente a trave direita e coloca pela linha fundo.

Os jogadores do São José apontaram a infração ao árbitro Fabiano Monteiro dos Santos mas o pênalti não foi marcado e logo depois o jogo terminou com a vitória dos visitantes por 2 a 1.

Ficha técnica:

São José: Gabriel Affonso; Luis Gustavo (Gabryel Freitas), Gustavo Brandão, Guilherme Cerqueira (Bruno Menezes) e Fernando Junior; Jeferson Lima, Danilo Fidélis, Flávio Henrique (João Gabriel) e Gustavo Henrique (Marlon Martins); Luciano Oliveira (Rone) e Vinícius Tanque.
Técnico: Marcelo Marelli.

Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos.

Cartões amarelos: Luis Gustavo, Guilherme Cerqueira e Jeferson Lima.

Público: 2.522 pagantes
Renda: R$ 48.277,00

Confira os melhores momentos do jogo na TV Águia / Diadora

Confira a entrevista coletiva do técnico Marcelo Marelli e o atacante Marlon Martins após o jogo:

Fotos: Carlos Henrique e Tião Martins

Título do Popup

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.