São José na Copa do Brasil: relembre o bicampeonato e mais informações

Bicampeão da Copa do Brasil, em 2012 e 2013, o São José volta a disputar a competição após nove anos. O campeonato retorna ao calendário após esse hiato. Na última edição, em 2016, a equipe joseense ficou com o vice, sendo superado pelo Audax/Corinthians.

No sorteio realizado nesta segunda-feira, 2, as Meninas da Águia vão enfrentar o Ypiranga-AP, na Segunda Fase da competição.

Relembre como foram as campanhas dos títulos da Copa do Brasil:

Mais de duas mil pessoas no Pacaembu

A campanha das Meninas da Águia no torneio começou de maneira arrasadora, com uma goleada de 4 a 0 sobre o Comercial-ES. Fabiana Guedes, que se destacou ao marcar duas vezes, além de Bagé e Priscilinha, garantiram uma vantagem que eliminou a necessidade do jogo de volta, conforme previa o regulamento. Nas oitavas de final, o desafio se intensificou ao enfrentar o Kindermann, de Santa Catarina. O jogo de ida foi equilibrado, terminando em 1 a 1, com gol de Michele Carioca, o que deixou a disputa em aberto. No entanto, as Meninas da Águia conseguiram uma vitória crucial por 1 a 0, com gol de Fabiana Guedes, para avançar à próxima fase.

Na fase seguinte, as Meninas da Águia enfrentaram o Foz Cataratas. Em Foz do Iguaçu, o São José teve sua primeira e única derrota na competição, sendo superado por 1 a 0. Contudo, a partida de volta, em São José dos Campos, foi marcada por uma grande atuação da atacante Giovânia, que marcou dois gols. Com essa performance decisiva, ela garantiu a classificação da equipe paulista para a semifinal da Copa do Brasil.

Nas semifinais, o adversário foi o São Francisco, da Bahia. O primeiro jogo, no Estádio Martins Pereira, Giovânia, duas vezes, Formiga e Michele Carioca anotaram os gols da vitória por 4 a 1. Em São Francisco do Conde, um novo resultado positivo, avançando pela primeira vez à decisão do campeonato: 3 a 2, com gols de Formiga, Gislaine e Poliana.

Com mais de duas mil pessoas no Pacaembu, o São José superou o Centro Olímpico, por 4 a 2, e conquistou o primeiro título da Copa do Brasil Feminina. Na partida de ida, em São José dos Campos, o time havia vencido por 1 a 0 – gol de Giovânia.

Bicampeonato em casa:

A trajetória rumo ao bicampeonato começa com uma vitória sobre o Serra, do Mato Grosso, fora de casa, por 3 a 1, com gols de Priscilinha, Poliana e Formiga, estabelecendo um início promissor na competição. O segundo confronto terminou com o placar de 5 a 0, no Estádio Martins Pereira. Giovânia brilhou ao marcar três vezes, enquanto Monique e Michele Carioca também contribuíram com um gol cada.

Nas oitavas de final, em um jogo equilibrado, o São José empatou em 1 a 1 com o Cresspom-DF, com um gol de Michele Carioca. No jogo de volta, no entanto, as Meninas da Águia fizeram valer o fator casa, conquistando uma vitória expressiva de 4 a 0, com Giovânia e Priscilinha marcando dois gols cada, garantindo assim a passagem para as quartas de final.

Nessa fase, o time eliminou o Duque de Caxias-RJ, com mais dois triunfos: 3 a 2, no Rio de Janeiro (Giovânia, Fran e Priscilinha balançaram as redes) e 4 a 2, em São José dos Campos. Priscilinha, Giovânia (duas vezes) e Fran fizeram os gols do triunfo.

Nas semifinais, o adversário foi o São Francisco, da Bahia. Mais duas vitórias para garantir a vaga à decisão do torneio: 3 a 0, no Estádio Martins Pereira – Giovânia, Bruna Benites e Fran marcaram – e 3 a 0, no interior baiano, com gols de Michele Carioca, duas vezes, e Paulinha.

Na grande final, a confirmação do segundo título consecutivo da Copa do Brasil veio foi com a goleada por 4 a 0 sobre o Vitória-PE, realizada no Estádio Martins Pereira. Os gols que confirmaram o título foram marcados pela atacante Giovânia, Priscilinha, Formiga e Danielli. No primeiro jogo, a equipe empatou fora de casa por 1 a 1, também com gol marcado pela lateral Danielli.

Demais participações

Em 2011, em sua primeira participação, o São José avançou até às quartas de final, onde foi eliminado pelo Rio Preto. Em 2014, chegou à terceira final consecutiva, porém foi superado pela Ferroviária nas penalidades, em Araraquara.

No ano seguinte, o time parou nas quartas de final, sendo desclassificado para o Avaí/Kindermann, de Santa Catarina. Em 2016, no último ano da competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol, as joseenses chegaram à decisão do torneio, e ficaram com o vice-campeonato, perdendo a disputa para o Audax/Corinthians.

Números do São José na Copa do Brasil

46 jogos
31 vitórias
9 empates
6 derrotas
119 gols marcados
37 gols sofridos

Foto: Arquivo Museu de Esportes de São José dos Campos

Patrocínio: DM

Apoio: Fantástico Alimentos

Gestão: OS Desportivo

Realização: Prefeitura Municipal São José dos Campos

Título do Popup

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.