Pela quinta rodada, Águia do Vale superou o Santo André por 2 X 0 em casa e assumiu a vice-liderança provisória
Na noite deste sábado, 29, o São José Esporte Clube recebeu o E.C. Santo André no Martins Pereira e venceu por 2 X 0, gols de Matheus Serafim e Nicholas, engatando o terceiro triunfo consecutivo. Com o resultado, a Águia dorme na segunda posição do grupo 3 da Copa Paulista, com 10 pontos ganhos.
O São José volta aos gramados no próximo sábado, 5/8, novamente em casa e às 19h, mas contra a Associação Atlética Portuguesa. A partida será válida pela sexta rodada da 1ª fase da Copa Paulista 2023, já abrindo o returno da competição.
O jogo
O São José foi a campo escalado pelo técnico Ricardo Costa com Ariel, Léo Pereira, Caio César (capitão), Matheus Abreu e Rafael Verrone; Gustavo Nicola, Rodrigo Andrade e Vinícius Barba; Nicholas, Matheus Serafim e Rafael Tanque.
A partida começou disputada, com o São José tomando as principais iniciativas. O primeiro lance de perigo veio aos oito minutos, em cobrança de falta de Nicholas, que o goleiro Alan Gobetti espalmou para longe. Logo em seguida, em novo tiro direto, Rodrigo Andrade mandou por cima do gol.
Os adversários tiveram sua primeira finalização somente aos 15 minutos, em rebote de bola parada. O atacante pegou na entrada da área e bateu à esquerda do gol de Ariel. E aos 23 veio a primeira defesa do arqueiro joseense, de novo em cobrança de falta, quase sendo enganado por um desvio na barreira.
A primeira etapa seguiu na mesma toada: os dois times tentando avançar ao ataque, porém sem grande perigo. Até que aos 29 minutos Matheus Serafim conseguiu limpar a marcação e entrou na grande área, exigindo ótima defesa do goleiro adversário.
O lance parece ter animado os joseenses, pois no minuto seguinte Nicholas experimentou de fora da área, tirando tinta da trave, para esquentar a torcida na noite fria nas arquibancadas do Martins Pereira.
Em falta cometida aos 36 minutos, o primeiro cartão amarelo do jogo, para o camisa 4 do Santo André, Guilherme Matheus. Na cobrança, Nicholas quase abriu o placar no ângulo, mas parou novamente em boa intervenção de Alan Gobetti.
Foi o último lance perigoso do primeiro tempo, que terminou mesmo em 0 x 0. A Águia foi melhor na etapa inicial.
Na volta do intervalo, o ritmo do jogo se manteve parecido ao do primeiro tempo. Os minutos iniciais foram de troca de passes no meio de campo, sem que as equipes conseguissem avançar às linhas ofensivas. Aos 13 minutos, um susto: cabeçada dos adversários em cobrança de escanteio, para defesa de Ariel.
O Ramalhão se lançou ao ataque, principalmente em lances de bola parada, mas sem incomodar a meta joseense. Foi o suficiente, porém, para deixar a torcida um tanto impaciente. E os tímidos protestos surtiram efeito.
Aos 26 minutos, explosão das arquibancadas! Após cruzamento certeiro de Léo Pereira que atravessou toda a área, Matheus Serafim cabeceou na segunda trave como manda o figurino: para baixo, no canto oposto do goleiro, que nada pôde fazer. Aberto o placar no Martins Pereira, em favos dos donos da casa.
No lance seguinte, quase o segundo. Em contra-ataque, Nicholas achou lindo passe dentro da área para Caio Vieira, que havia entrado na vaga de Rafael Tanque. Ele finalizou firme, mas com desvio providencial do zagueiro adversário, evitando que o placar fosse ampliado.
Aos 35 minutos, o técnico Ricardo Costa promoveu mais uma alteração, com a entrada de Felipe Conchal no lugar de Rodrigo Andrade. E logo na sequência, uma pintura! Em jogada individual, Nicholas invadiu a área, driblou a marcação e estufou as redes: 2 x 0 para a Águia do Vale!
Mais uma alteração aos 41 da etapa final: saiu Matheus Serafim, autor do primeiro gol, para a entrada de Heitor Roca. O São José administrou sua vantagem até o fim, com direito a uma ótima defesa de Ariel nos acréscimos, para garantir a vitória e a segunda colocação provisória.
Fim de jogo, terceira vitória seguida da Águia, 2 x 0, com gols de Matheus Serafim e Nicholas, o melhor em campo. O São José EC chega aos 10 pontos, contra 9 da Associação Atlética Portuguesa, que joga neste domingo contra o EC São Bernardo ainda pela quinta rodada.
O próximo desafio será sábado, 5/8. O time recebe justamente a Associação Atlética Portuguesa no Martins Pereira às 19h, em duelo direto pela vice-liderança do grupo 3. O jogo da sexta rodada abrirá o returno da Copa Paulista.
O São José Esporte Clube tem o patrocínio do Grupo Oscar, Sicredi, DM, Inovar e Farma Conde; e apoio de Viação Jacareí, Arroz e Feijão Fantástico, Água Mineral Monteiro Lobato, RT Sports, Tomovale, Padaria Flor de Ypê, Puma Zeladoria e Cauana Hortifruti.