
O São José foi até Santos na manhã deste domingo (13) e empatou com a Portuguesa Santista pelo placar de 1 a 1, pela 5a rodada da Copa Paulista. A Águia atuou com um jogador a menos desde o final do primeiro tempo, quando o lateral esquerdo Fernando Junior foi expulso. O gol da Águia foi marcado pelo zagueiro Paulo César aos 22 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado o São José se mantém na liderança do grupo 4 com 13 pontos (4 vitórias e 1 empate). Na próxima rodada, a Águia será visitante no Clássico do Vale, marcado para domingo (20), às 15h.
O jogo
Na manhã ensolarada típica da Baixada Santista e com o campo pesado, Águia e Briosa começaram o jogo se estudando para ser estratégico nas jogadas. A Águia “estreou” um esquema tático com 3 zagueiros, para jogar com os laterais mais avançados.
Logo aos 10 minutos o lateral direito Luis Gustavo cortou a marcação e cruzou na segunda trave para Fernando Junior finalizar cara a cara com o goleiro da Briosa, que fez uma milagrosa defesa.
Aos 15 minutos o zagueiro Paulo César fez falta no atacante Eliandro. Na cobrança , Carlos Alberto levantou, o goleiro Gabriel Affonso cortou e no rebote, o meia Nicolas cruzou para o zagueiro Rodolfo Mol surgir no meio da defesa e cabecear para o fundo do gol, fazendo 1 a 0 para a Portuguesa Santista.
A Águia respondeu na mesma moeda e de bola parada empatou aos 22 minutos com o zagueiro Paulo César. Na batida perfeita de esanteio pela esquerda do ataque joseense, Danilo Fidélis levantou e PC na primeira trave desviou para o fundo do gol.
Quando o jogo caminhava para a reta final do primeiro tempo, por volta dos 39 minutos, o zagueiro Gustavo Brandão dividiu pelo alto rente à lateral esquerda e acabou acertando o atacante da Briosa. O lance gerou muita confusão e o jogo ficou paralisado por conta da discussão generalizada entre arbitragem, jogadores e comissões técnicas. Depois de muita reclamação, Brandão recebeu o cartão amarelo e o jogo recomeçou.
Na retomada, com os ânimos ainda exaltados, Fernando Junior recebeu amarelo por reclamação e na sequência, aos 45 minutos, depois de um lance no campo de ataque, o lateral da Águia acabou recebendo a segunda advertência e consequentemente a expulsão. E o São José terminou a primeira etapa com 10 jogadores.
Na volta do intervalo, Luciano Oliveira deixou o time para o lateral Mateus Petri recompor o esquema tático do time.
Com cautela o São José se armava. Aos 9 minutos, Vinícius Tanque encontrou Mateus Petri na área, que livre quase alcançou a bola.
Aos 16 mitos, foi a vez de Tanque arriscar e ver o goleiro do time rubro verde fazer a defesa sem rebote.
Com um jogo mais truncado, os donos da casa só chegaram com perigo aos 43, com o goleiro Gabriel Affonso pegando o chute forte de Marquinhos Paraíba na pequena área.
Ficha técnica:
Gabriel Affonso; Paulo César, Gustavo Brandão e Guilherme Cerqueira; Luiz Gustavo (Caique Gelone), Danilo Fidélis, Jéferson Lima, Bruno Camilo (Flávio Henrique) e Fernando Junior; Luciano Oliveira (Mateus Petri) e Vinícius Tanque (Marlon Martins). Técnico: Marcelo Marelli.
Cartões amarelos: Bruno Camilo, Fernando Junior, Gustavo Brandão, Luis Gustavo e Paulo César
Cartão vermelho: Fernando Junior





Fotos: João Jardim/Agência Briosa e Celso Gomes/SJEC