A primeira semana de retorno às atividades do São José Futebol Feminino foi marcada por exames cardiológicos e avaliações nutricionais.
O Dr Madson Sodré Mendes ficou responsável por atender as Meninas da Águia na realização dos eletrocardiogramas, ecocardiogramas e testes de esteira, enquanto a nutricionista Nádia Romanelli, que faz parte da Comissão Técnica da Equipe Adulta, coletou dados que funcionarão como um norte para o trabalho da parte tática, técnica e física. Nádia destacou a importância dessas avaliações na pré-temporada, antes do início dos treinos no campo, que devem acontecer a partir de terça-feira, 14.
“A importância é definir as estratégias a serem usadas visando o rendimento esportivo das atletas, a recuperação e também a manutenção da saúde delas. Pensando em uma alimentação adequada para suprir as demandas energéticas, volume das refeições, qualidade dos alimentos e respeitando as individualidades de cada”, destacou Nádia.
O preparador físico Renato Borges também comentou sobre a periodização dos treinamentos nestes primeiros dias de pré-temporada.
“As avaliações nesta pré-temporada são importantes, porque elas darão um direcionamento nas nossas futuras atividades. A periodização dos treinos foi pensada no estilo de jogo que o técnico Paulo Cesar quer adotar, mas respeitando, sempre, a individualidade e a característica individual das atletas”, afirmou.
Para a temporada 2023, o elenco passou por reformulação. Na parte técnica, Paulo Cesar assumiu o cargo de treinador. Sara Santos foi anunciada como a nova massagista da Equipe Adulta.
Dentro das quatro linhas, o time anunciou quatro renovações – Zany e Letícia Marques (goleiras), Juju (lateral-direita) e Karen (zagueira). Três atletas da categoria Sub-17 foram promovidas: Isa Betti e Luiza Beatriz (zagueiras) e Letícia Maria (meio-campista).
Ao todo, foram anunciadas dezenove contratações – sendo a mais recente da zagueira Bruna Amarante, que retorna ao time após duas temporadas. Além dela, chegaram as seguintes jogadoras: Sandy (goleira); Alê e Suyane (laterais); Vitória Bruna (zagueira); Debora, Fran Baldez, Isamara, Jaine, Lora Capanema e Tefinha (meio-campistas); e as atacantes Bruna Gomes, Bruna Marques, Dandara, Jaqueline, Luzia, Magna Duarte, Mari Andrade e Michelle.
O primeiro compromisso oficial da temporada das Meninas da Águia será o Campeonato Brasileiro A2, que será em abril.
O São José Futebol Feminino conta com os patrocínios da DM e Mercadinho Piratininga. Apoio do Hospital Orthoservice e Tomovale. O projeto é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos.