
Nesta quinta-feira (29), os jogadores das categorias de base e do time profissional e todos os profissionais das comissões técnicas do São José participaram de uma palestra com o médico Dr. Fernando Solera, que é o Coordenador da Comissão de Controle de Doping da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Paulista de Futebol (FPF).
O evento foi sediado no auditório da Pontz Consórcio, patrocinador oficial do São José Esporte Clube tanto no profissional quanto nas categorias de base.
Os médicos Dr. Paulo Henrique Gonçalves de Oliveira e Dr. Marcelo Ferreira, responsáveis pelo Departamento Médico do clube e sócios da Clínica Anchieta – patrocinadora da Águia – também participaram do evento.
Neste ano, Dr. Fernando Solera já havia visitado o clube para conversar com o elenco antes do início do Paulistão A2 e hoje retornou para reforçar o combate ao doping involuntário. A palestra faz parte de uma ofensiva da FPF (Federação Paulista de Futebol) com o objetivo de conscientizar os profissionais do esporte sobre boas práticas e levar conhecimento aos atletas e comissões técnicas para evitar os casos de doping por falta de informação.
“A informação é a melhor ferramenta contra o doping involuntário. Queremos garantir que atletas e profissionais do futebol tenham conhecimento sobre substâncias proibidas e os cuidados necessários para evitar penalizações que podem comprometer suas carreiras”, destaca Solera.
Para o médico a dopagem involuntária pode ser evitada com um trabalho de conscientização e prevenção, pois muitos atletas utilizam suplementos ou mesmo medicamentos comuns, que podem conter substâncias banidas, sem conhecimento das regras antidoping.
O dentista e professor da USP, Dr. Lucas Berard também participou da palestra destacando a odontologia no esporte, com conceitos importantes que complementaram o tema doping.
O atacante Gustavo Henrique disse que a palestra foi excelente e trouxe muito conhecimento. “Saber um pouco mais sobre o doping é de suma importância. O Dr. Fernando Solera é o expert no assunto e para nós atletas, quanto mais informação melhor para não cair em um erro e prejudicar toda a carreira”.


