No dia 6 de dezembro de 2014, o futebol feminino brasileiro viveu um momento histórico e emocionante. O São José, um dos clubes mais tradicionais do país, enfrentou o Arsenal, da Inglaterra, na final do Mundial de Clubes Feminino, realizada em Tóquio, Japão. As joseenses derrotaram as inglesas por 2 a 0 – gols de Rosana e Giovânia.
Até então, os únicos títulos, tanto de clubes quanto da Seleção, eram apenas em âmbito continental. Ou seja, a conquista das Meninas da Águia foi inédita para o país.
Quem estava no comando técnico do São José, naquela data emblemática, era Adilson Galdino – atual comandante da equipe. Ele relembrou a conquista com emoção.
“Sem dúvidas, foi a conquista mais especial de toda a minha carreira. Chegamos ao Mundial depois do título do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores. Queríamos encerrar o ano da melhor maneira possível. E conseguimos, com muito trabalho e dedicação. Um grupo vencedor e que tem todo o meu carinho e respeito”, destacou Adilson.
Para chegar àquela decisão, as joseenses eliminaram as anfitriãs – o Urawa Reds Ladies – por 1 a 0, com gol da atacante Debinha.
“Quando eliminamos o Urawa Reds, que jogava na casa delas, percebemos que não tínhamos ido ao Japão para passear. Ninguém, além de nós, confiava no título. Lembro que disse a elas: “Vamos mostrar o motivo pelo qual estamos aqui”. Enfrentar o Arsenal, representante europeu, seria uma inspiração para nós, porque havia grandes jogadoras do outro lado também”, detalhou o treinador.
O torneio não foi organizado pela FIFA, porém era a principal competição interclube femininos do mundo. O nome oficial é International Women’s Club Championship (Campeonato Internacional Feminino de Clubes). Foi criado em 2012, sob a chancela da Federação Japonesa de Futebol.
Foram realizadas três edições. Na primeira, em 2012, participaram quatro clubes: Lyon (França), Canberra (Austrália), Kobe Leonessa (Japão) e NTV Beleza (Japão). Em 2013, foram 5 times, tendo o Colo Colo (Chile) como representante da América do Sul e Chelsea (Inglaterra) pela Europa.
Adilson Galdino reforçou a conquista deste feito que completa uma década:
“Fomos para uma competição mundial e a conquistamos. Somos campeões e estamos na história, que nunca poderá ser apagada ou esquecida. Não foi apenas uma vitória do São José, mas também um marco na história do esporte feminino brasileiro”, completou.
AS CAMPEÃS MUNDIAIS:
Titulares: Andreia, Poliana, Bagé, Bruna Benites (capitã), Letícia Santos; Fran, Formiga, Andressa Alves, Rosana; Gio e Debinha
- Entraram no segundo tempo: Chu (aos 30 minutos, no lugar de Debinha) e Rita Bove (aos 41, em substituição a Rosana)
- Reservas: Letícia Izidoro, Gislaine, Carlinha, Edna Baiana e Michele Carioca
- Técnico: Adilson Galdino
Patrocínios: DM | Mercadinho Piratininga | Vinac Consórcios | Uniodonto
Apoio: Tomovale | Arroz e Feijão Fantástico
Gestão: OS Desportivo
Realização: Prefeitura Municipal de São José dos Campos