-->

01-06-17 Por dentro do adversário Jabaquara AC

Depois do início do returno, na última rodada, com a vitória da Águia por 1 a 0 sobre o União Mogi, no Martins Pereira, chegou a hora da nona rodada iniciar, com o São José visitando o Jabaquara em Santos, no próximo sábado, 3, às 15 h, no Estádio Espanha.

JABAQUARA ATLÉTICO CLUBE

Mais conhecida como “Jabuca”, a agremiação esportiva é da cidade de Santos e foi fundada no dia 15 de novembro de 1914. Inicialmente, a equipe se chamava “Hespanha Foot Ball Club”, em referência aos imigrantes europeus que habitavam a região.

No entanto, com a decorrência da Segunda Guerra Mundial, no início da década de 1940, o nome foi mudado, após votação, para “Jabaquara Atlético Clube”, já que por decreto de lei, não era permitido que um clube possuísse nome de país.

Estádio

Inaugurado em 7 de setembro de 1971, o Jabaquara ainda é proprietário e administrador do “Estádio Espanha”, que possui capacidade estimada para 8.000 pessoas.

Feitos Históricos

Estando entre os 20 times com mais participações na Série A1 do Campeonato Paulista, o Jabaquara acumula 30 edições, sendo vice-campeão, em 1927. Apesar das inúmeras presenças na competição, a equipe da baixada santista não sabe o que é chegar na divisão principal desde 1963 e, há 19 anos, sequer chegou na Série A3.

Além do vice-campeonato da Série A1, em 1927, o “Jabuca” foi campeão da Série A3 em 1993 e da Série B3 (já extinta), em 2002.

O Jabaquara também revelou grandes nomes, como o goleiro Gylmar, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, e o “cabecinha de ouro”, Baltazar, marcado por sua passagem pelo Corinthians, entre os anos de 1945-1957.

2017

O “Leão da Caneleira” iniciou seus preparativos para a Segundona do Campeonato Paulista, no final de janeiro, com a realização de peneiras para a seleção de atletas.

O escolhido para assumir a função de técnico foi o ex-jogador Gilberto Costa, que quando atuava dentro das quatro linhas, foi campeão paulista em 1986 com a Inter de Limeira, além de ter passado por Santos, Internacional e Corinthians.

Compartilhar

Comentários